Lançamento do livro "Amazônia e Defesa: dos Fortes às novas conflitualidades".

A Editora NAEA convida você para o lançamento do livro "Amazônia e Defesa: dos Fortes às novas conflitualidades". O organizador do livro é Diretor de Programas e Projeto da Proex, Durbens Martins Nascimento, coordenador do Observatório de Estudo de Defesa da Amazônia (OBED) e professor do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) e do mestrado em Ciência Política da UFPA. Os artigos que o compõe foram apresentados no III Seminário Nacional Fronteira e Defesa na Pan-Amazônia, realizado nos dias 22 e 23 de junho de 2009, em Belém-Pará.

Além de artigos do professor Durbens M. Nascimento, os outros autores que integram a coletânea são Aiala Colares Couto (NAEA/UFPA), Alexandre Martins Lima (PPGDSTU/UNAMA), Aurilene dos Santos Ferreira (OBED/NAEA/UFPA), Jadson Porto (UNIFAP), José Cauby Soares Monteiro (IFCH/UFPA), Saint-Clair Cordeiro Trindade (NAEA/UFPA), Sildo Pedro Cordovil (NAEA/UFPA) e Wando Dias Miranda (PPGCP/UFPA). Os estudos apresentados estão direta ou indiretamente ligados ao Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa), lançado no final de 2005, e que se encontra em sua segunda versão, 2008, cujo objetivo principal é estimular a formação interinstitucional de redes de pesquisadores com a finalidade de produzir estudos que visem ao fortalecimento do pensamento brasileiro na área de Segurança Internacional e Defesa.

Os papers versam sobre temas no âmbito da Segurança Internacional; Fronteira e Condição Fronteiriça; ocupação militar e a construção dos Fortes no século XVII na Amazônia; a tradição geopolítica na Amazônia; sistemas de inteligência/informação para fins de defesa do Estado; Programa Calha Norte; e as redes de narcotráfico ao Norte do Brasil.

O organizador espera com a publicação oferecer aos estudantes de pós-graduação, docentes de ensino superior e médio, profissionais que atuam na área de Segurança Internacional e Defesa, autoridades públicas, enfim, a todos que se interessam pelas temáticas inseridas no livro, acadêmicos ou não, um importante instrumento para estudos e pesquisas sobre questões estratégicas, políticas, territoriais, ambientais e sociais que estão no rol da agenda de pesquisa sobre a Pan-Amazônia

Será servido um Coquetel durante o Lançamento. Clique aqui para visualizar o convite.