Lançamento do livro "Amazônia e Defesa: dos Fortes às novas conflitualidades".

Foi lançado no dia 25/04/2011, às 15 h, na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) o livro "INTERAÇÕES FRONTEIRIÇAS NO PLATÔ DAS GUIANAS: Novas construções, novas territorialidades", pela Editora Publit: soluções editoriais, localizada no Rio de Janeiro. Os organizadores são os professores Jadson Luís Rebelo Porto, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e Durbens M. Nascimento, professor do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) e Diretor de Programas e Projeto da Proex/UFPA. A publicação contou auxílio financeiro da CAPES/MEC no âmbito do Programa de Apoio ao Ensino e a Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa).

O livro é resultado de pesquisas dos grupos "Percepções do Amapá", "Urbanismo e Arquitetura na Amazônia", "Ajustes Espaciais na Faixa de Fronteira da Amazônia Setentrional Brasileira: dos dilemas espaciais à defesa do território", este coordenado pelo professor Jadson Luís Rebelo Porto, sendo todos da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP); e dos projetos "Consórcio Forças Armadas Século XXI" e "Observatório de Estudos de Defesa da Amazônia (OBED), ambos do Núcleo de Altos estudos Amazônicos (NAEA), coordenados pelo professor Durbens M. Nascimento. Pesquisas foram também realizadas na Universidade das Antilhas e da Guiana, Caiena (Guiana Francesa); na Universidade de los Andes, Venezuela; bem como por pesquisas realizadas por pós-graduandos em duas universidades da região Sudeste do Brasil, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Grupo Retis e na Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente.

Os capítulos versam sobre os temas da transfronteirização em regiões de fronteiras internacionais (Amapá-Guiana Francesa); da segurança e defesa dessa região; das interações fronteiriças no Platô das Guianas, vasta região natural, localizada ao norte da Planície Amazônica, prolongando-se do Brasil à Venezuela e às Guianas; das dinâmicas territoriais e redes na Amazônia; os grandes projetos amazônicos e configuração geográfica do estado do Amapá; a emergência do sistema Oyapock-Oiapoque; a condição periférico-estratégica da Amazônia setentrional e a inserção do Amapá na região do Planalto das Guianas; e, por fim, a análise da vasta região Guayana pela ótica das paisagens e fronteiras.

Os organizadores esperam com a publicação oferecer à comunidade acadêmica e a profissionais de todas as áreas um instrumento para estudos e pesquisas sobre a Pan-Amazônia e suas dinâmicas territoriais, sociais, políticas e ambientais contemporâneas. O livro encontra-se disponível na seção Download ou aqui..

Durbens M. Nascimento – durbensn@gmail.com

Jadson Luís Rebelo Porto – jadsonporto@yahoo.com.br